MISSÃO

Promover a sustentabilidade comunitária por meio da educação básica, complementar e cultural, da assistência social e do exercício de seu papel cidadão, a fim de que sua ação protagonista a conduza à verdadeira melhoria da qualidade de vida.

DSC_6969-2.JPG
DSC_6468-2.JPG


VISÃO

Promover com agilidade e em níveis exemplares a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade do município.

DSC_6640.JPG
DSC_6606.jpg

VALORES

Atuar com transparência e ética em todos os seus relacionamentos e ações, promovendo o bem social de maneira sustentável.

DSC_7157-2.jpg
DSC_6556.JPG

 

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Social e Educacional Bem Querer para a Sustentabilidade Comunitária (IBQ) iniciou suas atividades no município de Sumaré/SP em 2009. Um grupo de pessoas, conhecedoras das necessidades da comunidade dos bairros do entorno da região de São Domingos, em Sumaré, uniu-se com o objetivo de oportunizar a educação cultural e complementar, prestar assistência social e propiciar conhecimento por meio de vivências que levassem à melhoria da qualidade de vida das famílias dessa região.

 

Com esse intuito, e acreditando no desenvolvimento social dessa população, implantou no mesmo ano o Projeto Mamãe Bem Querer, voltado para o atendimento de adolescentes grávidas de 12 a 18 anos, oriundas de famílias do entorno. Posteriormente, devido ao grande número existente, passou a atender adolescentes do município todo. E tudo se ampliou: os projetos em parceria com o poder público e com as empresas, as unidades de atendimento em outras áreas do município, as faixas etárias cada vez mais abrangentes, a integração Inter geracional mais evidente.

 

Assim, chegaram novos projetos atendendo atualmente crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Hoje, o Instituto Bem Querer conta com equipe multidisciplinar diversificada e qualificada, que desenvolve seus projetos de forma descentralizada no município, principalmente nas três unidades e dois polos de atendimento do IBQ e ainda em equipamentos parceiros, atendendo semanalmente cerca de 2.500 pessoas. Auxiliando na superação de vulnerabilidades, no acesso a saúde, esporte e cultura e na melhoria da qualidade de vida.

 

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.

Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” - Madre Teresa de Calcutá

 Fotos:

​​​