Ins_bem_querer_logo.png


Nossas ações:

Além de projetos, o Instituto realiza semanalmente diversas outras ações de caráter complementar ao atendimento do seu público alvo, composto por crianças, adolescentes, gestantes e lactantes, jovens, adultos e idosos. 

 

Algumas destas ações, são: fornecimento de refeições/alimentação; distribuição de cestas de hortifruti; doação de roupas; encaminhamento para exames de vista; cursos temporários como eletricista residencial,  empreendedorismo, técnicas de venda no varejo, planejando o futuro (voltado a jovens), atendimento ao cliente, entre outros. Desta forma, o IBQ complementa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conforme Tipificação Nacional dos Serviços da Assistência Social.

 

 

 

Projetos executados atualmente pelo IBQ:

 

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
- Mamãe Bem Querer
- Apoio a Gestão do Cadastro Único, PBF e BPC no Município de Sumaré
- Ibquezinho – (Creche em tempo integral para 130 crianças de 0 a 3 anos)

- Fortalecer

- Ações do Programa Criança Feliz

- Bem Viver

- Além do Asfalto

 

 

 

 

Saiba mais sobre cada projeto:

SCFV.jpeg

 

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Serviço Tipificado da Assistência Social promove o atendimento semanal de crianças, adolescentes, jovens e idosos em oficinas de convivência, que estimulam o protagonismo e a formação cidadã dos participantes e a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social a que estão expostos.

Ibquezinho.JPG

- Ibquezinho: Oferta atendimento em período integral para 130 crianças de 0 a 03 anos e 11 meses, residentes na região Área Cura. Promove com as crianças atividades que proporcionam o desenvolvimento saudável de seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Mamãe Bem Querer.JPG

- Mamãe Bem Querer:  O Projeto Mamãe Bem Querer, realiza o atendimento e acompanhamento de adolescentes gestantes com idade entre 10 e 18 anos, e seus filhos, residentes no município de Sumaré.  Objetiva o atendimento e apoio integral à adolescente em estado de gravidez precoce, em especial àquelas oriundas de famílias em vulnerabilidade e/ou risco social, proporcionando maior acesso a serviços de que necessitam, maiores oportunidades no exercício da maternidade consciente e no desenvolvimento físico e psíquico da gestante e de seu filho.

Apoio-a-Gestão-PBF-redimensionado.jpg-2.jpg

- Apoio a Gestão do Cadastro Único, Programa Bolsa Família

e Benefício de Prestação Continuada: O Instituto Bem Querer vem desenvolvendo nos últimos anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, o serviço de apoio à gestão destes programas, atuando em três eixos principais: a transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza; o acompanhamento das condicionalidades, que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações complementares que possibilitam o desenvolvimento das famílias, de modo que consigam superar a vulnerabilidade. 

Criança Feliz - recortada....jpg

- Ações do Programa Criança Feliz:Potencializa as atenções já desenvolvidas pela política de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias e traz novos elementos para fortalecer o enfrentamento da pobreza para além da questão da renda e para reduzir desigualdades. Exemplos de ações desenvolvidas: Visitas Domiciliares; Qualificação da oferta dos serviços socioassistenciais e fortalecimento da articulação da rede socioassistencial, visando assegurar a complementaridade das ofertas; Qualificação dos serviços de acolhimento, priorizando-se o acolhimento em famílias acolhedoras; Fortalecimento da intersetorialidade nos territórios entre as políticas públicas setoriais, em especial Assistência Social, Saúde e Educação, e com Sistema de Justiça e de Garantia de Direitos; mobilização, educação permanente, capacitação e apoio técnico.

Fortalecer.jpg

- Fortalecer: Possui o objetivo de contribuir para a qualificação profissional e inserção de idosos e outros no mundo do trabalho, ampliando oportunidades de geração de renda para suas famílias e garantindo o acesso ao direito fundamental de exercício da atividade profissional respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Entre as atividades desenvolvidas figuram oficinas esportivas, culturais (música, dana e outros), passeios culturais e esportivos, oficinas de Empreendedorismo e Qualificação Profissional, Sustentabilidade, Cidadania, entre outras.

Alem do Asfalto.jpg

- Além do Asfalto: O Projeto Além do Asfalto é uma iniciativa socioambiental que visa reaproveitar pneus inservíveis, transformando-os em artigos decorativos e jardins sustentáveis. É resultado de uma parceria com a empresa Pirelli do Brasil, que repassa recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Sumaré, atendendo em suas oficinas ambientais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Atualmente, o projeto possui uma parceria com a Prefeitura de Sumaré sendo responsável pela implementação das praças sustentáveis na cidade.

Movimento e Arte - redimensionado.JPG

- Movimento & Arte: O Projeto tem como objetivo contribuir com a formação e desenvolvimento artístico e cultural de crianças e adolescentes, tornando-os indivíduos preparados para construção de uma sociedade mais justa e fraterna, promovendo o acesso, a democratização e a descentralização da arte no município de Sumaré-SP. Realiza oficinas de teatro, dança, música, entre outros eventos culturais. 

Bem Viver - recortada.jpg

- Bem Viver: O projeto conta com o apoio da empresa Adere de Sumaré, através do Fundo Municipal dos direitos da criança e do adolescente e promove oficinas lúdicas, de convivência e de mapeamento ambiental local, com o objetivo de promover a conscientização ambiental dos participantes e da comunidade local. 

Curso Furnas.JPG

- Parceria Furnas – Qualificação Profissional: Conforme estabelece a Resolução CNAS nº33/2011 que define a promoção da integração ao mercado de trabalho no campo da Assistência Social, esta ação já esta viabilizando a 2ª Turma do Curso Básico de Eletricista, fruto de uma parceria com Furnas Centrais Elétricas. A luz da Resolução CNAS, ofertamos atividades de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mediação do acesso ao mundo do trabalho.Iniciativas como esta possuem grau de importância elevado, especialmente em épocas de escassez de oportunidades e muita concorrência por uma vaga de trabalho.

"O primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo" - Madre Teresa de Calcutá