Ins_bem_querer_logo.png


Nossas ações:

Além de projetos, o Instituto realiza semanalmente diversas outras ações de caráter complementar ao atendimento do seu público alvo, composto por crianças, adolescentes, gestantes e lactantes, jovens, adultos e idosos. 

 

Algumas destas ações, são: fornecimento de refeições/alimentação; distribuição de cestas de hortifruti; doação de roupas; encaminhamento para exames de vista; cursos temporários como eletricista residencial,  empreendedorismo, técnicas de venda no varejo, planejando o futuro (voltado a jovens), atendimento ao cliente, entre outros. Desta forma, o IBQ complementa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conforme Tipificação Nacional dos Serviços da Assistência Social.

 

 

 

Projetos executados atualmente pelo IBQ:

 

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
- Programa de Prevenção e Atendimento à Crianças e Adolescentes em Situação de Gravidez Precoce.
- Serviço de Apoio à Gestão do Cadastro Único dos Programas Sociais.

- Ibquezinho – (Creche em tempo integral para 144 crianças de 0 a 3 anos)

- Programa de Apoio à Pessoa Idosa.

 

 

 

 

Saiba mais sobre cada projeto:

SCFV.jpeg

 

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Serviço Tipificado da Assistência Social promove o atendimento semanal de crianças, adolescentes, jovens e idosos em oficinas de convivência, que estimulam o protagonismo e a formação cidadã dos participantes e a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social a que estão expostos.

Ibquezinho.JPG

- Ibquezinho: Oferta atendimento em período integral para 144 crianças de 0 a 03 anos e 11 meses, residentes na região Área Cura. Promove com as crianças atividades que proporcionam o desenvolvimento saudável de seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Mamãe Bem Querer.JPG

- Programa de Prevenção e Atendimento à Crianças e Adolescentes em Situação de Gravidez Precoce:  O Projeto Mamãe Bem Querer, realiza o atendimento e acompanhamento de adolescentes gestantes com idade entre 10 e 18 anos, e seus filhos, residentes no município de Sumaré.  Objetiva o atendimento e apoio integral à adolescente em estado de gravidez precoce, em especial àquelas oriundas de famílias em vulnerabilidade e/ou risco social, proporcionando maior acesso a serviços de que necessitam, maiores oportunidades no exercício da maternidade consciente e no desenvolvimento físico e psíquico da gestante e de seu filho.

Apoio-a-Gestão-PBF-redimensionado.jpg-2.jpg

- Serviço de Apoio à Gestão do Cadastro Único dos Programas Sociais: O Instituto Bem Querer vem desenvolvendo nos últimos anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, o serviço de apoio à gestão destes programas, atuando em três eixos principais: a transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza; o acompanhamento das condicionalidades, que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações complementares que possibilitam o desenvolvimento das famílias, de modo que consigam superar a vulnerabilidade. 

Fortalecer.jpg

- Programa de Apoio à Pessoa Idosa: Possui o objetivo de contribuir para a qualificação profissional e inserção de idosos e outros no mundo do trabalho, ampliando oportunidades de geração de renda para suas famílias e garantindo o acesso ao direito fundamental de exercício da atividade profissional respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Entre as atividades desenvolvidas figuram oficinas esportivas, culturais (música, dana e outros), passeios culturais e esportivos, oficinas de Empreendedorismo e Qualificação Profissional, Sustentabilidade, Cidadania, entre outras.

"O primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo" - Madre Teresa de Calcutá