MISSÃO

Promover a sustentabilidade comunitária por meio da educação básica, complementar e cultural, da assistência social e do exercício de seu papel cidadão, a fim de que sua ação protagonista a conduza à verdadeira melhoria da qualidade de vida.

DSC_6969-2.JPG
DSC_6468-2.JPG


VISÃO

Promover com agilidade e em níveis exemplares a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade do município.

DSC_6640.JPG
DSC_6606.jpg

VALORES

Atuar com transparência e ética em todos os seus relacionamentos e ações, promovendo o bem social de maneira sustentável.

DSC_7157-2.jpg
DSC_6556.JPG

 

 

NOSSA HISTÓRIA

O instituto Social e Educacional Bem Querer para a Sustentabilidade Comunitária (IBQ) iniciou suas atividades no município de Sumaré/SP em 2009. Um grupo de pessoas, conhecedoras das necessidades da comunidade dos bairros do entorno da região de São Domingos, em Sumaré, uniu-se com o objetivo de oportunizar a educação cultural e complementar, prestar assistência social e propiciar conhecimento por meio de vivências que levassem à melhoria da qualidade de vida das famílias dessa região.

 

Com esse intuito, e acreditando no desenvolvimento social dessa população, implantou no mesmo ano o Projeto Mamãe Bem Querer, voltado para o atendimento de adolescentes grávidas de 12 a 18 anos, oriundas de famílias do entorno. Posteriormente, devido ao grande número existente, passou a atender adolescentes do município todo. E tudo se ampliou: os projetos em parceria com o poder público e com as empresas, as unidades de atendimento em outras áreas do município, as faixas etárias cada vez mais abrangentes, a integração Inter geracional mais evidente.

 

Assim, chegaram o Serviço de Convivência, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no contra turno escolar; o Projeto Fortalecer com Oficinas de Capacitação e Geração de Renda, para idosos em situação de vulnerabilidade social; a Creche IBQzinho, com atendimento em educação infantil para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e o Projeto Dança Comigo, atendendo idosos em situação de vulnerabilidade e isolamento social. Durante sua trajetória recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal e Utilidade Pública Estadual, devido à relevância social e seriedade do trabalho prestado.

 

Hoje, o Instituto conta com equipe multidisciplinar bem mais diversificada, que desenvolve seus projetos de forma descentralizada no município, principalmente nas três unidades de atendimento do IBQ e atende cerca de 1200 pessoas por ano. Tem a finalidade de promover, com agilidade e em níveis exemplares, a melhoria das condições de vida das famílias, promovendo o bem social de maneira sustentável.

 

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.

Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” - Madre Teresa de Calcutá

 Fotos:

​​​